
Essa é nossa primeira postagem nesse blog. Isso é um marco muito grande, não tenho o costume de escrever muito, então vamos ver o que conseguimos fazer.
Já há alguns anos tenho pensado em fazer um blog, mas como competir com TikTok, Instagram, Youtube, etc? Não, não dá pra competir, entretanto, ficar parado não muda os resultados. Por isso essa é a primeira de muitas postagens!!!
Como chegamos aqui?

Parece curioso, e acredito que em algum momento, qualquer um que trabalhe com computador vai cair nesse lugar estranho e obscuro que é perder todos os seus dados para um moleque (talvez russo) que está aprendendo a hackear as coisas. Como todo bom brasileiro, usava uma versão gratuita do Windows, com o antivírus nativo, crente que meus, muitos anos de informática me livrariam da pior vulnerabilidade que qualquer um que seja pai tem: O filho querendo baixar Minecraft para jogar escondido!
Pois é, tive que formatar a minha máquina, perdi algumas poucas fotos, umas músicas, o save de alguns jogos e ok, nada de mais, mas me revoltou toda a situação de ter que reinstalar todos os programas que eu usava, e alguns são particularmente mais chatinhos, como alguns da Adobe, então pensei que do jeito que as crianças são, era só questão de tempo de estar novamente nesse loop de formata, formata, então decidi ser radical. Resolvi instalar uma versão de Linux, mas qual?
A Saga para acha um “LINUX para chamar de meu”!!!

Vários vídeos do Diolinux depois, decidi instalar o Zorin OS, é o mais parecido com o que estou acostumado, mas daí vem outra batalha que não se fala muito. O quão difícil é instalar o Linux, principalmente para um leigo. Primeiro que nem todos os PCs tem uma boa configuração de BIOS que facilite o boot do pendrive e pior ainda, nem todo HD ou SSD está devidamente pronto para isso. Só aí, já perdeu a graça e piora quando, após instalado, diferente do Windows que você sabe exatamente o que precisa baixar, no Linux, nomes, layouts e programas são completamente um mundo à parte.
Em resumo, acredito que as pessoas permanecem no Windows, mais por comodidade de um sistema que já estão acostumados e já tem uma “ordem certa” de como tem que ser do que propriamente dito um sistema que tem toda uma curva de aprendizado pra executar tarefas simples como abrir uma planilha, ver um filme, ou mesmo abrir seus e-mails.

Bom aqui seguimos configurando esse novo sistema, havendo novidades ou alguma estranheza, com certeza irei postar aqui. Obrigado por estar aqui e fique ligado que sairão em breve novos artigos.
Se quiser dar uma olhada em nosso trabalho só acessar:
RaizCode – Roadmap

Poxa, me sinto exatamente assim. As vezes é mesmo complicado. Pq você não cria um guia de configuração ou algo do tipo pra ajudar quem tá nessa luta? Abraços.